A abordagem terapêutica que oferecemos no Integrar, é o resultado de uma mescla entre prática de meditação Shamatha, Análise Bioenergética e intervenções corporais a partir da vibração sonora gerada pelas Taças Tibetanas, tendo como base principal a prática de meditação Shamatha, palavra em sânscrito para uma prática de meditação milenar.
A prática Shamatha se divide basicamente em duas etapas que são Shamatha Impura e Shamatha Pura. Na Impura o trabalho é focado em objetos da mente (Exemplo: Pensamentos Repetitivos) e como esses objetos mentais reverberam no corpo e na ação do indivíduo. Na pura, o praticante após um tempo, consegue a estabilização de corpo e mente tendo como resultado uma expansão mental que lhe permite contemplar de forma mais clara as estruturas mentais que induzem ações na vida, no dia a dia e nas relações.
É uma prática meditativa de autoconhecimento que não se restringe apenas a observação de pensamentos ou a busca pelo silêncio, incluindo também como objeto da prática o corpo.